Entendo que não devo valorizar demais elogios recebidos, nem buscar a glória pois o que conta realmente é o caminho percorrido e a obra (livro) concluída. Espero usufruir com humildade o reconhecimento do meu trabalho e dar um sentido a minha vida antes que a morte chegue e a luz apague.

Mas certamente quando a história mencionar o meu nome (e de OICED MOCAM) , fará menção à uma pessoa idealista, ateísta, humanista secular moderna; como cético e racionalista lutando contra a ignorância e estupidez, a mentira, a pseudociência, o sobrenatural, em defesa da Razão e da Ciência.

Assim a história honrará junto com as pessoas esclarecidas outros livres-pensadores que aqui conheci, (e que como eu) foram além do comodismo e lutaram pela divulgação do humanismo secular, racionalismo e do livre-pensamento. Mesmo enfrentando preconceito e intolerância. As futuras gerações honrarão suas memórias e descendência.

Este é o meu trabalho realizado com paixão e um legado através da web/internet. Críticas construtivas e sugestões (adoro elogios) serão bem vindas no email particular.

Opinião de leitores


"Boa tarde, Décio. Descobri o seu livro em formato E-Book (digital) Religiões, tudo o que precisa saber antes de morrer... por acaso numa pesquisa na internet. Ainda não o li todo... Deixe-me dizer-lhe, o senhor é um génio. Digo isto convictamente. Fazer um trabalho destes não é para qualquer pessoa... é uma dose de estudos muito grande! Mas deixe-me apresentar-me, sou português, mas resido no Brasil desde 2019... Sempre gostei muito de história das religiões e esse tema da existência (ou inexistência) de deus sempre me interessou bastante. Com a chegada ao Brasil apercebi-me da existência de um muito forte radicalismo e mesmo fanatismo religioso. Somos sempre muito bombardeados com religião mesmo que não queiramos. No Brasil existe ainda um absolutismo religioso muito grande, penso que devido ao facto de o iluminismo não ter entrado culturalmente e educacionalmente no Brasil. Mesmo o cristianismo praticado hoje em dia no Brasil tem fortíssimos traços mais próprios do seculo XIX que do século XXI. E por vezes mesmo da idade média... Isso fez-me começar a estudar ainda mais alguns aspectos da religião sobre os quais nunca me tinha dedicado muito, como o deus judaico-cristão e sobretudo as origens do cristianismo e da biblia. Tenho chegado à conclusão que o cristianismo é possivelmente a maior mentira da história da humanidade. Tenho andado a fazer uma espécie de compilação de muitas dessas coisas que vou lendo em livros ou mesmo aqui na internet e cada vez tenho mais certezas que o cristianismo é um verdadeiro "virus" que castra muito do pensamento e racionalidade humana. Espero talvez um dia fazer um livro com tudo isto que para já vou recolhendo, o que ja começa a ser muita matéria. No entanto tenho algum receio em publicar um livro sobre o assunto, pois sei que se o fizer serei alvo de ameaças. Um trabalho desses merecia ser publicado em papel e acredito que com alguma publicidade venderia muito. Não conhecia o seu livro "Deus com humor uma biografia...", mas irei adquiri-lo já no Site. Acredito que seja igualmente um magnifico trabalho. Bom, espero um dia conhece-lo pessoalmente nem que mais não seja para trocarmos algumas impressões. Eu vivo em Foz do Iguaçu atualmente. Trabalhei em jornalismo/foto jornalismo, video e multimedia, muitos anos e tenho um livro publicado em Portugal, mas não sobre religião. Cumprimentos e muito obrigado pelos seus trabalhos." (BARRADAS). ============ "Dou lhe mais uma vez os meus parabéns pelo trabalho que estou a ler e que com uma qualidade de excelência. Obrigado por este magnífico legado". (- José Barradas).


"Vc me surpreende com tantas coisas verídicas ao meu ponto de vista, vc é uma pessoa que passa para todos seu conhecimento com segurança, e dá forças para que possamos seguir em frente. Estou muito comovida e convicta de tudo que Vc faz, seu desempenho fala mais alto, parabéns, pelo seu trabalho...gosto de pessoas inteligentes como Vc. Valeu amigo, amei...".


"Mas, Décio Schroeter é um brilhante debatedor, comentarista e escritor, que exibe textos de muita perfeição e qualquer coisa que ele escrever eu assino embaixo, mesmo antes de ler, porque tenho certeza de que são pérolas ou diamantes lapidados".


"O Décio, nosso companheiro da mais alta qualidade e de preciosíssimos conhecimentos. Como a maioria de nós, somos pesquisadores e, é claro, temos de consultar diversas fontes para checar, comparar, filtrar e formar nossas opiniões. Mas hoje, com toda a facilidade da internet, as coisas estão bem mais fáceis e muitas mentiras começam a ser facilmente desmascaradas. Não utilizar esses recursos seria ou burrice ou preguiça mental e esses defeitos, não costumamos ter. As fontes mais importantes, emprestam maior credibilidade e isso o Décio faz, sempre que necessário".


"Graaaande Décio, que alegria você nos traz, ao percebemos que está de volta e ativo!... Não podemos perder um soldado como você, na verdade, um soldado general"


"Quanto ao "Seminário de Jesus" (recomendo que leia tudo o que puder sobre o assunto), abstenho-me de dar maiores explicações porque o colega Décio, explicou muito bem, com riqueza de detalhes sobre os milagres de Jesus que nunca aconteceram. Seus comentários e artigos, além da excepcional qualidade, são sempre esclarecedores e bem fundamentados."


"Vc está totalmente certo e liberto Sr. Décio Schroeter, como Você existem poucos, são chamados de "os esclarecidos", mas crescem cada vez mais nesse novo milênio"


“ASSIM DÁ GOSTO TER DEBATES com pessoas como você, DECIO. Você é humilde e sabe que não sabe tudo e de tudo. Pois, existem duas formas de enfrentar a vida. Uma delas é o orgulho, acreditando que sabe tudo. A outra é a humildade, reconhecendo que tem muito que aprender. Você É GENTE E HUMILDE é . Pelos menos cita pesquisadores que sabem mais, muito mais que nós. Não toma para si os "louros da vitória". Obrigado pela elucidação. Mas, sabemos que temos muita a desvendar os "mistérios da mente". Abraços!”


"Bela exposição!. Passei pela teologia por trinta anos, ouvi, li, muitas coisas nesse campo; já li céticos, ateus, agnósticos, teistas, mas penso que o amigo esteja correto, pois o amigo, despojado de qualquer pretensão de convencimento se propõe a INFORMAR e CONSCIENTIZAR , Não CONVENCER PESSOAS. Tenho lido seus textos com atenção, com olhos da criticidade, repensado alguns pontos, recordado outros..."


"...eu aprecio sempre tudo que publica sempre cimentado em bases muito sólidas e devidamente informadas nas fontes onde as busca e obtém".


"Décio, tiro o chapéu para a sua cultura. Não tenho nem metade... Você não term mais nada para fazer na vida não? Você não tem namorada? Não joga pelada no campinho? Não solta pipa? Não faz ... nada, de vez em quando? rsrsrs... É só estudar, estudar, estudar, estudar! Katcenonfritzz!"


"Você é alguém especial, que , certamente , faz tudo aquilo que prega, e só prega qualidades. Você é uma peça importante sim no nosso jogo de xadrez: Uma torre?...Um cavalo?... Ou um rei?, fundamental na passagem do ser humano pela Terra. O Décio é o primeiríssimo lugar entre os demais, absoluto com seus comentários esclarecedores. Sua história tem muito a ver com a minha e assim nos entendemos perfeitamente. Obrigado!"


"ADORO VOCÊ!!!! Quanta coisa legal leio aqui nos seus comentários! E quanto a esse último, concordo com cada palavra que você colocou, e fico honrada por você tem me dado como comentário um texto. Obrigada pelos seus textos sempre oportunos…"


"Caríssimo! Encerrastes sua peça de arquitetura, com uma frase de um pregador religioso chamado por, Charles H. Spurgeon, que disse: "O LIVRE ARBÍTRIO É UMA TEOLICE". O fato é que a religião com suas crenças em deuses é uma forma de ILUSÃO. PARABÉNS pelo texto, é um afago no coração da razão. Simples e objetivo !Saudações irreligiosas".


"Concordo plenamente com tudo que você escreveu. Gosto muito de ler seus textos! Parabéns pelo texto, é um afago no coração da razão. Simples e objetivo!"


"Antes de mais nada, declaro-me seu admirador e apresento minhas sinceras desculpas por não ter-lhe feito antes (distração) um pedido de amizade, o que muito me orgulharia. Sua cosmovisão, seus artigos, seus comentários, são supreendentes e todos muito bem fundamentados e sem se afastar do bom-senso, da lógica e da racionalidade. Sabe o que diz e por que diz!"


Li seu comentário sobre inferno, está ótimo, temos pensamentos iguais a respeito desta coisa nefasta que atravanca ou pelo menos tenta atravancar o progresso da humanidade que são as religiões. Tenho esperança que agora com a internet as novas gerações consigam por um basta neste estelionato vergonhoso que engana as pessoas incautas não só no Brasil, mas em todo o planeta'.


Verifiquei que você é um excelente e esclarecido escritor, com um blog e um bom livro a ser publicado. No entanto, talvez por modéstia, não tem utilizado nossa rede para publicar seus artigos e divulgar sua obra. Sugerimos que o faça porque um dos benefícios assegurados aos nossos membros é exatamente este: aproveitar a rede para divulgar suas idéias e seus livros, quando for o caso. Este, aliás, também foi um dos objetivos visados quando decidimos criar esta rede: dar um espaço para a divulgação de obras de escritores ateus, sejam elas publicadas ou não. Esperamos que você supere a sua modéstia e passe a utilizar mais o nosso espaço, o que muito nos honrará. A partir de hoje, passei a ser seguidor!


“A partir desta data, pela indicações do sistema, você foi elevado à categoria de "membro iluminado" (o único até agora). Observe no seu avatar que a imagem contém o ícone do Olho de Horus, o olho que tudo vê! Parabéns!”


“Se você não percebeu, dentre os quinhentos e poucos membros que temos, cerca de uns 25 são considerados "membros destacados" e, dentre os destacados, o DÉCIO é o mais destacado entre todos nós, aliás, o único até agora com a comenda "Olho de Hórus". Você sabe o que é isso? Ele é é um pesquisador competente e dedicado, que só procura ajudar os outros e não ofende ninguém. Digo isso como observadora do trabalho dele, pelo qual todos aqui somos agradecidos.”


“Décio, eles querem ditar até como o nosso planeta se formou e a nossa raça foi criada, e não temos nada ver com isso?”A sua dissertação a respeito do tema foi magistral! Me deixou arrepiado! Que Perfeição de raciocínio! Que inspiração fantástica. Disse tudo o que eu gostaria de dizer e ainda mais! Estou tirando o chapéu pra você! O chapéu, as botas e a camisa! (só até aí). Parabéns! A bobeira do debatedor deu essa oportunidade de você crescer no conceito da maioria aqui. Parabéns. Lindo discurso. E não falou de Jesus nem de Paulo, dessa vez! Rsrsrs!"


"Caro Décio, ganhou a minha admiração como pessoa de caráter reto, isto sim é que importa, o resto são ideologias que muitas das vezes não resistem a uma ínfima prova. Ninguém pode amar menos a um filho do que algo que não vê; exemplos pequenos mas que ilustram a fraqueza das ideologias que tanto defendemos. Enquanto que um caráter reto, pode até vir a sofrer oscilações momentâneas, mas sempre prevalecerá a retidão, razão porque estará sempre apto a vencer qualquer prova que a vida ofereça. Vou ficar mais atento às suas colocações sobre este assunto em particular porque sobre isto, vc tem mais a ensinar do que aprender". Abraços
Quero este livro